Alunos e Ex-Alunos da Escola Destacam-se no Porto

MostraNacionalCiencia foto 2022 23 min

Duas semanas antes do ano letivo começar, 5 professoras dos departamentos de Física Química e de Biologia e Geologia e 18 alunos do 12º ano e ex-alunos da ESFRL, candidatos e a frequentar o ensino superior, saíram de Leiria em direção ao Porto para apresentarem diante de uma equipa de jurados especialistas nas áreas a concurso, os seus trabalhos de projeto.

Entre os dias 8 e 10 de setembro de 2022, a Alfândega do Porto encheu-se de alunos participantes na 16ª Mostra Nacional de Ciência que, empenhadamente, se dedicaram a compor o seu stand com material geológico, biológico, de química, informática, matemática, bioeconomia, protótipos, produtos-amostra, maquetes, pósteres, flyers, computadores, brindes, alimentos frescos e muita animação!

Alojados na Fundação da Juventude, foi sempre com grande reboliço nosso e boa disposição dos condutores portuenses, que entrámos no 10 rumando aos nossos destinos!

Este ano, a Fundação da Juventude e o Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, homenagearam Raquel Seruca, ex-jurada desta Mostra, recentemente falecida. Raquel Seruca era investigadora no I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Uma mulher “inspiradora de ciência”, internacionalmente reconhecida pelos seus trabalhos na área da genética do cancro gástrico, com mais de 260 artigos publicados nas revistas da especialidade. “Raquel Seruca” designou um prémio especial no valor de mil euros que uma equipa de alunos da ESFRL ganhou. O Afonso Pinto, a Catarina Sampaio e a Filipa Costa irão passar, no final do 2.º período, duas semanas no I3S, contactando diretamente com os investigadores que faziam parte da equipa de Raquel Seruca e vão poder colaborar nas investigações em curso. Uau!

A Beatriz Oiteiro, ex-aluna da ESFRL e aluna brilhante no curso de Análises Laboratoriais no IPLeiria-Peniche, ganhou uma menção honrosa pela qualidade dos trabalhos da sua PAP.

Independentemente do reconhecimento que os projetos aqui tiveram, todos eles resultaram de uma triagem apertada no Concurso Jovens Cientistas. A ESFRL reconhece, por isso, o mérito de todos os seus alunos participantes na 16ª Mostra Nacional de Ciência e agradece-lhes a qualidade de representação que a nossa escola pode ter, mais uma vez, neste evento.

Projetos / Clubes

2324SES2325.jpg

Clube Europeu

SPO