Alunas da ESFRL Rrepresentam Portugal na Elhuyar Zientzia Azoka - BILBAO

2122Azoka02  2122Azoka01.jpg

No tempo de Francisco Rodrigues Lobo, o poeta, havia em Leiria uma mata autóctone com animais e plantas numa paisagem que nenhum de nós conheceu; em 2017 houve um incêndio e as nossas referências ecossistémicas, ainda que repletas de espécies estranhas e invasoras, foram abaladas e perdemos uma parte da nossa identidade regional. Hoje, podemos aproveitar as cinzas para reerguer a mata, aquela que o poeta dizia. Mas, como era ela?

A Filipa, a Luana e a Marta, alunas do 11.º B aceitaram o desafio de realizar um projeto alusivo às comemorações dos 400 anos da morte de Francisco Rodrigues Lobo, para apresentar ao concurso jovens cientistas, em 2021. O projeto intitulou-se “O ano de Francisco Rodrigues Lobo - quando a poesia e a ciência se encontram” e destaca-se pela originalidade temática, abordagem interdisciplinar e relevância para a cidade e para a nossa comunidade educativa.

As alunas defenderam muito bem o projeto e ganharam o acesso à Mostra Nacional de Ciência onde foram premiadas com 400 euros nas suas contas bancárias e uma presença na 10ª edição do Elhuyar Zientzia Azoka , uma feira de ciência para alunos do ensino secundário, na cidade de Bilbau, no norte de Espanha. O voo, alimentação e a estadia, de 2 a 5 de junho, foram oferecidos pela Fundação da Juventude e diversas entidades espanholas, como a Universidade do País Basco, que desenvolveu atividades científicas para os alunos vindos de longe.

A nossa comunidade escolar realizou com as alunas o mp4 que se apresenta aqui e fez a impressão de pósteres essenciais na apresentação do trabalho, conforme se vê neste reels.

Um obrigado especial à professora Alexandra Ribeiro, do Gabinete de Imagem da ESFRL.

As alunas receberam muitos visitantes no seu stand! Uma artista local, Cristina Barcala, fez o desenho abaixo, inspirada no tema do projeto que levámos e nas alunas que o fizeram brilhar. ?

2122Azoka03