OTES - Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário

Durante esta semana, de 7 a 9 /07,  serão aplicados na ESFRl questionários OTES, aos alunos que frequentam o 12ºAno do ensino regular.

Link de acesso ao questionário https://otes.dgeec.mec.pt/otes12

1. BREVE APRESENTAÇÃO DO OTES

O Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) é um mecanismo de monotorização e acompanhamento dos trajetos de jovens que frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário que recolhe informação desde 2007. O OTES é um projeto da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento dos processos de tomada de decisão ao nível das escolas que oferecem este nível de ensino e do próprio Ministério da Educação.

No quadro desta finalidade foram definidos os seguintes objetivos:

1 – Produzir e divulgar informação sobre os trajetos escolares e profissionais dos estudantes do ensino secundário ou equivalente.

1.1. Analisar os trajetos escolares dos estudantes no decorrer do ensino secundário;

1.2. Analisar os trajetos de transição dos diplomados do ensino secundário ou equivalente dentro do sistema de ensino (ensino superior) e de formação;

1.3. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos diplomados do ensino secundário ou equivalente;

1.4. Analisar os trajetos de inserção socioprofissional dos estudantes que não concluem o ensino secundário.

2 – Apoiar a tomada de decisão no âmbito da educação.

2.1. Sinalizar aspetos que sejam estratégicos à tomada de decisão política e à elaboração de recomendações;

2.2. Disponibilizar informação de apoio à tomada de decisão (monitorização, autoavaliação e avaliação externa) no âmbito da gestão escolar local.

 

Exames Nacionais e Provas de Equiv. à Frequência

Apoio a alunos - exames nacionais

 Cronograma de apoios NOVO 

Matrizes - Provas Extraordinárias de Avaliação

NOVO Matrizes - Provas Extraordinárias de Avaliação

Informação-Prova de equivalência à Frequência - 2526

NOVO Informação-prova de Equivalência à Frequência

Exames 2025/26 - Inscrições para Exames Nacionais

Decorre de 6 a 19 de março a inscrição para a 1ª Fase dos Exames Nacionais (11º e 12º anos)
 
A Inscrição é totalmente eletrónica e processa-se online na plataforma PIEPE através do link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login
 
Para o efeito, poderão consultar as ajudas EM FORMATO DE VÍDEO, no seguinte endereço: https://jnepiepe.dge.mec.pt/ajudas/
 
Os alunos do 12º ano que vão candidatar-se ao Ensino Superior deverão fazer o pedido de SENHA e anexar o comprovativo na inscrição da PIEPE.
Para outras informações sobre o acesso ao Ensino Superior devemconsultar https://www.dges.gov.pt/
 
Deverão ler com a devida atenção os documentos:
 
Qualquer dúvida, poderão solicitar esclarecimentos aos Serviços Administrativos, através do telefone 244890260 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Salas de Estudo

As Salas de Estudo terão início no dia 6 de outubro,  próxima 2ª feira. Os interessados deverão consultar regularmente  o mapa de salas de estudo, pois os respetivos horários poderão sofrer alguns reajustes ao longo do ano letivo.

Projetos / Clubes

escsaudavel2026.jpg

Clube Europeu

SPO