Encontro de jovens das Cidades Geminadas: Leiria em Rheine 2019

A ideia europeia como ponto fulcral

 

192000CapaMini

Galeria

Realizou-se mais uma vez o habitual intercâmbio de jovens entre Cidades Geminadas que levou 10 alunos da nossa escola à cidade geminada Rheine, entre 10-17 de Setembro 2019.

Os jovens foram acompanhados pela professora Lisete Pereira e puderam partilhar a experiência com os seus colegas leirienses da Escola Afonso Lopes Vieira.

O programa envolve muitas atividades com um enfoque especial para questões culturais, políticas e históricas, fazendo transparecer as semelhanças e diferenças que nos unem.

O grupo teve oportunidade de conhecer a cidade Rheine, o museu do sal, o zoo natural, a Câmara e o presidente da Câmara, uma escola alemã, o castelo de Bentlage a zona pantanosa do “Moor”, a cidade de Münster e, no regresso, a cidade de Amsterdão.

Além disso houve imersão cultural, pois estiveram uma semana em casa de parceiros alemães, vivenciando uma experiência inesquecível. Saborearam especialidades alemãs, que tiveram o prazer de cozinhar num workshop culinário e no último dia para dar o mote : o retorno às origens degustaram comida “portuguesa” made in Alemanha.

Na semana de 15 – 22 de outubro teremos o prazer de receber os nossos parceiros alemães na nossa cidade.

Bem-vindos e Herzlich Willkommen

Clube Europeu

Lisete Pereira

Intercâmbio com Luxemburgo

Galeria

18 alunos da nossa escola participaram num intercâmbio com a escola Lycée Hubert Clément, de Esch –sur- Alzette, Luxemburgo, sobre o tema “Young people and Migration”, acompanhados pelas professoras Alcinda Goulart e Cecília Figueiredo.

A primeira parte do intercâmbio realizou-se em Portugal, de 29 de março a 4 de abril. Alunos e professores realizaram workshops sobre o tema, apresentaram os trabalhos estabelecendo uma comparação entre Portugal e Luxemburgo e participaram em visitas de estudo na região e em Lisboa.

Ler mais...

Intercâmbio STORIES 2019

O segundo intercâmbio com a escola belga de Dendermonde, Óscar Romerocollege, sob o tema STORIES teve lugar entre 21 e 27 de fevereiro, em Leiria, e entre 30 de abril e 7 de maio, na Bélgica e contou com um simpático grupo de 14 alunos de cada escola.

Em Portugal, os alunos belgas e portugueses trabalharam de novo o tema de histórias e lendas locais e nacionais, que recontaram, usando os novos média. Na Bélgica, produziram-se pequenos vídeos promocionais sobre as cidades belgas de Gent e Bruges.

À semelhança do ano transato, o programa de 2019 incluiu também worshops de língua, de fotografia e vídeo e algumas visitas culturais à região do centro e a Lisboa, em Portugal, e, na Bélgica, às cidades de Gent, Bruge e Bruxelas.

A partilha de culturas e modos de vida diferentes que uma atividade de intercâmbio proporciona contribuiu, mais uma vez, para o enriquecimento pessoal e cultural de todos os alunos participantes.

1189STORIES 2

O Clube Europeu

Uma odisseia para o Oriente

1Berlimmin

Galeria
Criar redes: Sob o título "Netzlos" apresentaram cerca de 70 alunos de sete países europeus no Festival Internacional de teatro de PASCH em Berlim as suas próprias peças de teatro, retratando a importância das redes - quer no espaço digital quer na vida real. Pouco antes das eleições europeias, os jovens foram também levados a abordar a sua postura em relação à Europa nas oficinas de teatro frequentadas.

Ler mais...