Como Combater a epidemia da Desinformação?

Num contexto de epidemia global, a Covid não é o único vírus que tem proliferado. Na última quinta-feira (11/11/2021), os candidatos ao Parlamento dos Jovens da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo foram convidados a assistir à palestra do jornalista Carlos Almeida (Jornal Região de Leiria) em que foi abordado um tema recorrente: as notícias falsas ou, como são vulgarmente chamadas “Fake news”. É evidente que essas notícias favorecem a transmissão do “vírus da Desinformação”,  informações enganosas e manipuladoras que devem ser imediatamente travadas. Mas só há uma maneira de fazê-lo, e começa em nós. Para evitar a propagação da desinformação, recomendo que utilize a seguinte receita: verifique a credibilidade das fontes, do autor e das imagens; questione-se sobre os seus preconceitos e a relevância da sua partilha; coloque uma pitada de ceticismo e espírito crítico a gosto. Misture tudo e leve a lume brando até ter a certeza da veracidade dos factos. Se ainda restarem dúvidas, não partilhe. Acima de tudo, é necessário que nós jovens, “futura opinião pública”, nos blindemos com a couraça da cultura. Sejamos prudentes como a serpente e sem malícia como a pomba.

14/11/2021

Tais Oliveira, 11º K – Escola Francisco Rodrigues Lobo

Publicam-se as matrizes dos Exames dos Cursos Profissionais (época de maio).

Publica-se o calendário de exames (época de maio).

NOVO Calendário e informações-prova das Provas de Equivalência à Frequência

Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário -  Norma 01/2022